quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Concluído o XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais em Novo Hamburgo

Chegou ao final na tarde da sexta-feira, 19 de agosto, em Novo Hamburgo, o 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais. O evento, realizado nos pavilhões da FENAC, teve início na quarta-feira, 17 de agosto. No total, participaram da iniciativa 1.129 profissionais da segurança pública, vindos de 166 municípios de 24 estados brasileiros. Em grande parte dos debates e palestras que ocorreram nos três dias, foi reforçada a discussão do tema que norteou o encontro: “O PRONASCI, os municípios e as guardas municipais na prevenção a violência”.

Entre os assuntos em relação ao PRONASCI que ganharam sustentação durante o congresso esteve a opinião do prefeito hamburguense Tarcísio Zimmermann, apresentada durante a cerimônia de abertura. O chefe do executivo ampliou o alerta para que o governo federal continue investindo em programas relacionados a segurança pública e que continuem fornecendo bolsas de formação que estimulem a busca pela qualificação e o crescimento individual dos profissionais.
Outro tema que tornou este um dos mais importantes congressos desde a sua primeira edição, foi o debate em torno do tema da regulamentação das Guardas Municipais, destacando as suas atribuições e competências. Um grupo de trabalho montado em Brasília, e que reúne representantes do Conselho Nacional das Guardas Municipais, sindicatos, membros de instituições e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, elaborou uma minuta para um projeto de lei que será enviado ao governo federal. Este documento foi apresentado aos participantes do congresso, os quais puderam contribuir com sugestões. Ele contém diretrizes como as atribuições e áreas de atuação das guardas, necessidades de cooperação e do desenvolvimento de um trabalho transversal e interdisciplinar com foco na prevenção à violência.

O comandante Geral da GCM de São Paulo, Joel Malta de Sá foi eleito Presidente do Conselho Nacional das Guardas Civis por unanimidade. Ele explicou sobre as atribuições do Conselho Nacional das Guardas Civis . “O Conselho é o elo de ligação entre as 753 Guardas Civis do Brasil, junto ao Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança Pública,  Frente Nacional dos Prefeitos Gestores de Segurança em relação às reivindicações e melhorias das Guardas Civis e suas reivindicações”.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo - Site do XXI Congresso Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário